l

Circuito Chic
Christiano Coelho
Colunista social desde 2002, Christiano Coelho se consolidou ainda no Jornal Impresso, sendo pioneiro em Primavera do Leste na edição de revista, programa de TV e site voltado ao universo social. Siga-o também no Instagram: @christianocoelho e @circuitochic
l
Voltar

COLUNA DO CHRIS

Sábado, 05 de Janeiro de 2013

Como cultura é sempre chic, nesta edição confira entrevista especial com Wanderson Lana: O homem do coração azul...

Talento genuinamente mato-grossense, o jovem  Wanderson Lana hoje é conhecido em coxias de teatros pelo Brasil afora. Filho de mineiros, nascido em Poxoréu, veio para Primavera do Leste na adolescência, quando também conheceu a arte do teatro. Orgulhoso de suas origens e trabalho como todo escorpiano, é historiador por formação e está se especializando em História da América Latina, além de, em breve, concluir o Mestrado em Cultura pela UFMT. Fazendo sucesso com as peças de sua Cia. de Teatro Faces, recentemente teve um roteiro seu transformado em curta-metragem, estrelado pela atriz Gabriela Alves. Ciente do lugar que conquistou na cultural local, ele conversa com a Coluna sobre o trabalho e fala das expectativas quanto à nova administração municipal... 

"Eu fui criado em escolas onde recitar uma poesia era um privilégio e não um castigo"

Circuito Chic, Wanderson Lana, Teatro Faces

Quando você despertou para as artes,
em especial o teatro?

Eu sempre gostei de histórias. Gostava de criar histórias, de brincadeiras que podíamos criar, como polícia e ladrão, até mesmo contar causos para amedrontar os primos. Posso dizer que tive uma infância concebida para um escritor, no bom e num sentido mais pesado. Quando cursava a sexta série, o teatro amador surgiu em minha vida. A professora de Português Ana Rosa, pediu para lermos um livro e depois criar uma peça de teatro dali. Era tudo muito legal. Eu fui criado em escolas onde recitar uma poesia era um privilégio e não um castigo. Ainda sou do tempo em que respeitar o mais velho e ser educado era um princípio básico; que decepcionar um professor era humilhante,
não para os outros, mas para nós mesmos.

Como aconteceu a profissionalização do trabalho e você passou a se dedicar exclusivamente ao teatro?
Quando fui contratado para me apresentar no SESC Arsenal em Cuiabá. Foi incrível a sensação de respeito e carinho que senti. Os convites para ministrar oficina em outros municípios e daí surgiram as pessoas que começaram assistir com frequência, passando a nos olhar com muito respeito. Eu já sou concursado pelo município, mas em outro setor. Lembro que uma equipe lutou pelo minha transferência para a Cultura: José Gilberto Chicão, Carla Witt que foram as pessoas mais importantes nesse processo de transferência. Depois vieram outros secretários como o Toninho Nogueira, a Edna Machnic e todos os outros da Educação Municipal, que sempre colaboraram muito. Decidi me dedicar exclusivamente ao teatro porque entendi que fazíamos de uma maneira que os outros queriam ver, saber e compreender. Então, até para fazer outro trabalho não existia mais tempo. Eram sete dias da semana de trabalho. Hoje sou uma pessoas que odeia feriado, acredita? Para mim, trabalhar domingo é normal.

"Decidi me dedicar exclusivamente ao teatro porque entendi que fazíamos de uma maneira que os outros queriam ver"

Circuito Chic, Wanderson Lana, Teatro Faces

Vivendo em um local distante dos grandes centros,
onde esta arte é mais valorizada, quais as
dificuldades do grupo hoje?

Nossa dificuldade é pelo espaço de apresentação e pelo comportamento iluminista que parte de algumas pessoas ainda. O Sudeste não só produz bons produtos, produz coisas terríveis também, como qualquer lugar. Nos diminuímos muito diante do outro. Ainda sofremos por conta da profissionalização, temos dez atores profissionais, com serviços prestados, mas é muito difícil fazê-los trabalhar durante todo ano com uma renda mensal fixa. Primavera do Leste hoje é modelo nacional, os atores estão com as carteiras assinadas, sendo respeitados. Mas é uma luta todos os dias. Não era mais para ser assim. Apesar de ter um poder público que apoia, não é suficiente. Precisamos também de grandes mecenas, até porque Primavera do Leste tem tudo para ser também um pólo cultural nacional.

O que mais lhe atrai, escrever, atuar ou dirigir, e qual o grau de dificuldade em cada função?
Sem dúvida, escrever! Quero ainda escrever séries para televisão e muitos roteiros para cinema. Mas claro, sem me perder do teatro. Dirigir para mim é um prazer imensurável, gosto muito de fotografia, desenho de cena, partituras... E não fujo de elencos grandes, na verdade, são o meu deleite. Atuar eu gosto muito, mas é minha terceira paixão. Esse ano voltarei para os palcos como ator. Espero não estar enferrujado, já que fiquei dois anos apenas dirigindo. Outro dia me perguntaram se isso seria modéstia. Mas não acredito em pessoas seguras demais. A insegurança leva ao treino e o treino leva à qualidade. Não é modéstia é a insegurança que sempre fica me dizendo: “pode ficar melhor.”

"Não acredito em pessoas seguras demais. A insegurança leva ao treino e o treino leva à qualidade"

Circuito Chic, Wanderson Lana, Teatro Faces

A Cia Teatro Faces tornou-se referência no teatro de Mato Grosso, com projeção em todo o Brasil. A que você atribui tão rápida ascensão, lembrando um pouco da trajetória do grupo?
Atribuo ao respeito com o público e com o nosso próprio trabalho. Nunca colocamos algo em cartaz que não tivesse um selo de qualidade. O público poderia desgostar, o que é comum, mas sempre veriam um trabalho de pesquisa, um trabalho apurado de atuação em cena. Sempre busquei aproveitar as oportunidades que me eram dadas, mas principalmente, estudar. Tem pessoas que acham que o talento é tudo, mas não é bem assim. Quem não estuda fica para trás, também no teatro.

A companhia se consagrou com a linguagem lúdica, mais voltada para o público infanto-juvenil. No entanto vocês tiveram grande repercussão com o espetáculo “Cabaré”, um drama adulto. Qual a linha de trabalho do Faces, e o que podemos esperar a partir daí?
Nossa linha de trabalho é não ter linha de trabalho. Somos conhecidos pela linguagem do drama para infância e juventude, mas realizamos muitos trabalhos adultos. Para esse ano, temos um espetáculo que pretendemos circular até fora do país, para o público adulto. A volta de Cabaré com uma nova pegada e algumas mudanças de elenco, também para o público adulto. E para o público infantil e jovem temos duas boas surpresas, que ainda preciso manter surpresas.

"Para esse ano, temos um espetáculo que pretendemos circular até fora do país, para o público adulto, a volta de Cabaré com uma nova pegada e algumas mudanças"

Circuito Chic, Wanderson Lana, Teatro Faces

Como você vê o teatro hoje em Mato Grosso?
Vejo um teatro cansado das políticas públicas de apoio. Vejo um teatro que se culpa muito pelo pouco público em alguns eventos. Vejo um teatro de muita qualidade que o público está perdendo de ver, por conta de produções repetitivas e muitas vezes copiadas de produtos estrangeiros.

Seu livro “O Homem do Coração Azul” foi bastante elogiado pelas histórias e riqueza no texto. Em alguns contos o que há de biográfico? Fale um pouco desta obra.
Posso dizer que eu me magoei muito nessa trajetória toda. Quando comecei a escrever teatro, as pessoas disseram que era melhor eu parar. Tive problemas amorosos complicados... Coisas que todo mundo tem, mas para quem escreve, isso toca um lado mais profundo, que parece nunca passar. Contudo, eu sempre tive em mente que nunca ia me posicionar como uma vítima do mundo. E comecei a criar histórias. Umas procuram ajudar, outras apenas dizer ao peito. E deste sentimento surgiu o livro.

"Sempre tive em mente que nunca ia me posicionar como uma vítima do mundo. E comecei a criar histórias"

Circuito Chic, Wanderson Lana, Teatro Faces

Apesar de focar no teatro, você teve um roteiro de sua autoria transformado em curta-metragem que está no circuito nacional do segmento. Como foi ou está sendo esta experiência no cinema?
Inacreditável! Eu fui fazer um curso na escola do Wolf Maia em São Paulo e na turma tinha 19 roteiristas e eu, um iniciante no cinema. Escrevi o roteiro em dois dias. Isso foge completamente do meu estilo de escrever, pois demoro sempre meses para ter um produto pronto. Acabou que se interessaram pelo meu roteiro e logo o professor Daniel Torrieri Baldi que é também produtor, começou a contratar uma equipe enorme. Nomes de peso como a atriz Gabriela Alves no elenco, chegou a me mandar mensagem no facebook dizendo que gostou muito da história. Até agora pouca gente sabe, porque sou meio reservado em coisas pessoais. Mas o filme foi selecionado em 4 festivais nacionais e premiado em um deles. Eu amo cinema, era meu sonho antes de conhecer o teatro. E hoje assistindo a um filme que eu assino o roteiro, penso: “Nossa, que bom! Acho que estou ainda no caminho.”

Existe certa especulação no campo da política, já que você sempre foi apoiado pelo prefeito Getúlio Viana. Como fica seu trabalho com a mudança da Administração Municipal?
Além das pessoas da Secretaria de Educação e Coordenadoria de Cultura que citei antes, tenho que agradecer principalmente o carinho e o respeito que o Getúlio Viana teve comigo enquanto prefeito. Eu quase nunca ia à Prefeitura e mesmo assim, ele sempre se fazia muito próximo. Estou tranquilo do meu posicionamento. Fiquei mais chateado no começo por reduzirem nosso trabalho Á política, já que o mínimo que poderia fazer era retribuir o apoio na época da campanha. Falei com muitas pessoas do grupo que venceu a eleição e todas foram muito educadas comigo, dizendo que sabem da qualidade do nosso trabalho. Sem contar que o Teatro Faces é uma realidade no cenário Estadual e Nacional. Espero que o convênio continue firmado, que nosso festival continue crescendo e que a Prefeitura mantenha ou até aumente seu apoio. Fazemos um trabalho sério com crianças, jovens e professores e a nossa Cia sempre se orgulhou em levar o nome de Primavera do Leste pelo Brasil. Como sou muito grato ao Sr. Getúlio, espero daqui 4 anos ser grato também ao prefeito Érico Piana, que acredito ter uma boa visão cultural, pelo que lembro de suas outras gestões.

"Como sou muito grato ao Getúlio, espero daqui 4 anos ser grato também ao prefeito Érico Piana"

Circuito Chic, Wanderson Lana, Teatro Faces

Seu talento é reconhecido em todo Brasil por gente que entende do assunto. No entanto você sempre fez questão de fazer arte por aqui. Esta ideia continua ou em breve poderemos perder Wanderson para os grandes circuitos?
Não gostaria de sair de Primavera do Leste enquanto aqui não fosse um pólo cultural nacional de Artes Cênicas. Acredito e quero participar desta transformação. É para isso que trabalho todos os dias. Esse ano, se tudo der certo, me tornarei mestre em Estudos de Cultura pela UFMT. Estou por aqui, pois acredito que da mesma forma que surgiu um Teatro Galpão, Vertigem até mesmo um Asdrúbal Trouxe o Trombone, pode existir em Primavera do Leste, com muito trabalho e dedicação, uma Cia que orgulhe o nosso país. Não quero fama, quero respeito profissional e aumentar a qualidade do trabalho. Se a fama um dia acontecer, espero que seja por eu ter orgulhado minha família, amigos, cidade e país.

Cartaz de divulgação e foto da atriz Gabriela Alves em cena do curta-metragem
"Selo", com roteiro assinado por Wanderson Lana

Circuito Chic, Gabriela Alves, Diego Freire, Selo, Wanderson LanaCircuito Chic, Gabriela Alves, Selo, Wanderson Lana

Imagem da peça "Cabaré" que volta com nova montagem destinada  ao público adulto, com drama e música

Circuito Chic, Teatro Faces, Cabaré, Wanderson LAna

Quarta-feira, 31 de Dezembro de 1969 - 21:00

Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025 - 11:50

Associação dos Corretores de Imóveis de Primavera comemoraram seu Dia com Feijoada no Ditado

Recém criada, a Associação dos Corretores de Imóveis de Primavera aproveitou o Dia do Corretor para reunir a classe local com Feijoada realizada no último Sábado. Com apoio do CRECI-MT e incorporadoras locais, a entidade confraternizou colegas e ainda homenageou profissionais pioneiros em Primabera do Leste. O evento foi marcado por descontração, música e sorteios. Confira os flashes de Diego Eifler...


Parte dos corretoresenvolvidos na ACIP: Daniel AlvesGisele Zorzela BittencourtRafael SantosJonas SilvestriniGustavo FragaCris DutraMaria Andreta Welder Rezende. Abaixo, o presidente do CRECI Mato Grosso, Claudecir Conttreira e o presidente da ACIP Jonas Silvestrini com os medalhistas da 1a Copa CRECI de Futebol Society: Nelson Santos, Diego Brandão, Junior Pain e Bruno Cezar Fernandes

Sábado, 30 de Agosto de 2025 - 17:09

Confira alguns flashes de quem circulou pelo camarote e bangalôs na Expo Primavera 2025

Aqui o apresentador Tiago Candido com o prefeito Sergio Machnic e primeira-dama Selma, a vice-prefeita Iva Viana, deputado Nininho, o presidente da Assembleia de MT, deputado Max Russi, o presidente da Câmara de Primavera, vereador Marco Aurélio Sales, e o ex-deputado Ulysses Moraes entre os produtores Elson Ramos (Ditado Produções) e Jhonatan Bonoldi (Kapitão Produções) celebram o sucesso da Expo Primavera 2025. Abaixo alguns flashes de quem circulou por Camarote e Bangalôs....

Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025 - 16:01

Ana Zélia Sversuti reúne amigas em seu tradicional aniversário

FOTOS DIEGO EIFLERFoi no entardecer da última quarta-feira que Ana Zélia Sversuti abriu o amplo jardim de sua casa para comemorar seu aniversário, sempre famoso por reunir mulheres da sociedade de Primavera do Leste. Suas amigas de diferentes círculos e gerações que se encontram em torno da dama. Tudo preparado pela filha Fernanda Sversuti, que sempre vem dos Estados Unidos para visitar a família e produzir a reunião festiva. Este ano com buffet de Mayara Tubino e música ao vivo. Confira abaixo quem passou por lá...

Sábado, 09 de Agosto de 2025 - 15:52

Câmara Municipal lança Procuradoria da MUlher

FOTOS DIEGO EIFLER
A Câmara Municipal de Primavera do Leste foi palco, nesta semana, da solenidade de instalação da Procuradoria da Mulher, um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres no município. O evento contou com a presença de importantes autoridades, entre elas a deputada estadual Janaina Riva, a deputada federal Coronel Fernanda, o prefeito Sérgio Machnic e todos os vereadores de Primavera do Leste, como também presença da Presidente da OAB Ethiene Brandão e Vereadores da cidade de Poxoreo , Bahiano das Alminhas , Thais, Katia e Sonia .
 
A iniciativa foi conduzida pela vereadora Gislaine Yamashita, que assumiu o cargo de Procuradora  da Defensoria da Mulher durante a cerimônia. Em seu discurso, Gislaine destacou a importância do novo órgão como um instrumento de acolhimento, orientação e defesa dos direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade.
 
“A Procuradoria  da Mulher representa mais do que um avanço institucional. É um compromisso com a dignidade, a justiça e a segurança das mulheres da nossa cidade”, afirmou a vereadora.
 
A deputada Janaina Riva ressaltou que Primavera do Leste dá um passo à frente no combate à violência de gênero, ao criar um canal direto de apoio às vítimas. Já a deputada federal Coronel Fernanda pontuou que iniciativas como essa fortalecem a rede de proteção e demonstram o papel ativo do Legislativo municipal na promoção de políticas voltadas às mulheres.
 
A instalação da Procuradoria da Mulher reforça o compromisso da Câmara Municipal com a garantia dos direitos humanos e amplia o acesso das cidadãs primaverenses à informação e ao suporte legal. O novo órgão funcionará dentro da própria Câmara, oferecendo atendimento gratuito e sigiloso para casos que envolvam violência doméstica, abuso psicológico, assédio e outras formas de violação.
Quarta-feira, 30 de Julho de 2025 - 16:39

Jaquelini Goulart Schmitz lança o livro Segredos da Minha Cozinha no auditório da Primacredi

Apaixonada por culinária, Jaquelini Goulart Schmidt lançou o livro "Segredos da Minha Cozinha - Receitas para aquecer o coração" com tarde de autógrafos entre amigos no auditório da Primacredi. Após Primavera, a autora apresenta sua obra em Rondonópolis próximo dia 7 e em Cuiabá dia 16 de Agosto. Siga no insta @segredosdaminhacozinhaporjaqui e veja quem passou por lá... FOTOS GABRIEL COELHO

Terça-feira, 01 de Julho de 2025 - 13:10

Riva Incorporadora e JMD Hamoa Urbanismo reúnem corretores de Primavera do Leste no lançamento do Condomínio Hamoa Resort Residencial

Acima, o coordenador comercial da JMD Hamoa Urbanismo, Alan Murilo com os incorporadores Emerson e Kenya Riva no jantar realizado no restaurante Armazém nesta segunda-feira. Reunindo os corretores cadastrados, na ocasião, as empresas deram start na campanha de lançamento do Condomínio Hamoa Resort Residencial, com toda estrutura de lazer e serviços como spa e restaurante para os futuros moradores. Confira quem passou por lá... 

Quinta-feira, 19 de Junho de 2025 - 17:26

Aciple BrasaFest 2025 reuniu grande público em clima de festa com a dupla Max e Luan. Confira quem passou por lá

Sexta-feira, 06 de Junho de 2025 - 12:31

Agroligadas Agrega reúne parceiros na etapa Primavera do Leste do circuito de eventos da associação


Agroligadas núcleo Primavera do Leste: Juliana Barbosa (conselheira), Marlei Danielli (coordenadora), Glaucia Rosa de Freitas (administrativa financeira), Salicia Palu (vice-coordenadora), Vanessa de Souza Medeiros (administrativa finaceira), Maraisa Ravanello Donin (comunicação e marketig), Aurea Degani (coordenadora de projetos) e Bruna de Almeida Freitas (comunicação e marketing); abaixo a idealizadora e coordenadora nacional Geni Shenkel e a palestrante Vanessa Chiamulera, que falou sobre um novo olhar para o agronegócio

Confira abaixo flashes de quem passou pelo evento realizado no Auditório da Primacredi...

Terça-feira, 27 de Maio de 2025 - 19:27

Sucesso 2a Estação Gourmet da Edificatto com lançamento do TC Shops

As charmosas barrcas com os chefs que ofereceram variedade de pratos doces e salgados e ao entardecer, a atmosfera da Praça da Edificatto com ambiente agradável que perdurou até altas horas...

Seguindo sucesso da primeira edição, a Estação Gourmet da Edificatto movimentou o espaço ao lado da Central de Negócios na Av. Campo Grande neste sábado. As barracas traziam um menu selecionados de chefs da cidade. Nesta edição participaram Allan Rodrigues, Brownies do Pedro, Pizzaria Don Caprese, Gastrô, Japinha Oriental, Lucca Chocolateria, Me Gusta Massas, Padoca Bistrô, Ponto da Carne Espetos e Por Dios Cozinha Mexicana, além de drinks e vinhos da Chez Vine e chopp do Lions Clube. O projeto Mão na Massa comandou os brinquedos para as crianças e a programação musical foi eclética com banda gospel, a banda Brasuca Rock, além do DJs Diego Almeida e a DJ Miriclo, com participação de Thaís Camilo Riva também nas pick-ups.

A concentração de um vasto público foi o ideal para que a Edificatto apresentasse o TC Shops, operação de varejo que irá funcionar no Trade Center Primavera a partir do próximo ano. A CEO da incorporadora, Gisele Barco aproveitou a ocasião e deu spoiler sobre o ambiente destinado a operações de varejo selecionado e anunciou empresas que já estão em negociação para abrir as portas no empreendimento. Confira os flashes da Estação, que deve ganhar mais uma edição no segundo semestre...

Ao lado do pai Claudio, Gisele Barco aproveitou a ocasião para apresentar o TC Shops que a Edificatto vai lançar no Trade Center Primavera. Abaixo, modelos circulando com a marca do novo point de varejo selecionado

FOTOS DIEGO EIFLER

REDES SOCIAIS




ÚLTIMAS POSTAGENS

COLUNA


-->