l

Circuito Chic
Christiano Coelho
Colunista social desde 2002, Christiano Coelho se consolidou ainda no Jornal Impresso, sendo pioneiro em Primavera do Leste na edição de revista, programa de TV e site voltado ao universo social. Siga-o também no Instagram: @christianocoelho e @circuitochic
l
Voltar

COLUNA DO CHRIS

Sexta-feira, 09 de Abril de 2021 - 19:23

Vivendo na França com as filhas, a advogada Luciana Martins Ribas divide sua experiência com a Pandemia na Europa

Tem que ter muita coragem para deixar sua vida tranquila, sua família, seus amigos, o aconchego do seu lar e, literalmente, aventurar-se em outro país com duas filhas pequenas, sem qualquer domínio do idioma... Era o que eu mais ouvia!

Nunca foi uma decisão fácil e os medos são inúmeros... e se der algo errado? e se acontecer algo às meninas? e se acontecer algo com alguém da família e não estarmos por perto?  E se...? E se...? E se...???? Foram muitos “e se”...

Os medos me atormentavam, mas quando é para acontecer, a vida vai colocando pessoas especiais em nosso caminho e as coisas vão tomando forma... amigos de amigos que também moram aqui na França, me deram todo o apoio necessário, sem o qual, dificilmente conseguiria aqui residir e obter os vistos.

Tive que ser forte, mas, acima de tudo, pude contar com a força das minhas filhas que enfrentaram sozinhas todos os obstáculos de uma nova vida escolar noutro país, sem conhecer o idioma, sem conhecer nada nem ninguém... Três mulheres corajosas enfrentando um outro mundo, uma outra realidade, sem nada entender!

Tudo estava se encaixando perfeitamente, quando, de repente, fomos surpreendidos pela Pandemia. Que desespero! França em lockdown total, crianças com ensino on-line, contaminação, mortes... Foi extremamente difícil pra mim!

Entrei numa paranoia sem fim. A esterilização de todas as compras que passaram ser via internet. Permanecer todas em casa, sem sair sob qualquer aspecto (lembrando que se tratava da minha paranoia, porque poderíamos sair num raio de 1km para compras essenciais e atividades esportivas). Eu saia a cada 10 (dez) dias para compras de frutas e verduras. Máscaras, luvas, álcool gel... uma loucura!

Mas o que me atormentava era a possibilidade de ser contaminada. Caso me contaminasse e tivesse que ser internada, como ficariam minhas filhas? E com quem???  Ninguém poderia entrar na França, logo, não poderia contar com ninguém da família... E, apesar de ter amigos, quem, em sã consciência abrigariam duas crianças possivelmente contaminadas??? Isso me consumia, a ponto de combinar com uma amiga de, caso isso chegasse a ocorrer, que ela trouxesse alimentos para as meninas, sem qualquer contato.

Mas aos poucos, fomos imprimindo essa nova realidade no nosso dia-a-dia e passamos a conviver com mais leveza, porém, não esquecendo os cuidados. De certa forma, nos sentíamos muito protegidas, ante todo o cuidado e informações que nos eram repassadas diariamente pelo Governo Francês. Sem contar, que, caso fôssemos contaminadas, não teríamos nenhum custo, o que já era um grande alento. Aqui o Governo atraiu para si todos os custos dos contaminados pela pandemia, mesmo se turistas.

Quando reiniciaram as aulas presenciais das meninas em Setembro de 2020, fiquei bastante receosa, pois elas poderiam se contaminar na escola e, por consequência, me contaminar e isso muito me preocupou. Mas, em que pese a alta contaminação em toda a França, na região em que moramos, o índice é extremamente baixo e, até o momento, não houve nenhuma escola, tampouco, salas fechadas por contaminação.

Talvez pelo fato de morarmos numa cidadezinha bem próxima a Paris (a 15km), onde grande parte da população é francesa, poucos estrangeiros, sendo eles extremamente cuidadosos, atentos e respeitosos com relação à regras impostas pelo Governo para conter o Covid-19. Como o índice de contaminação em crianças é ínfimo, as aulas presenciais foram retomadas com todas as precauções, inexistindo, até o momento, qualquer contaminação de alunos, professores ou funcionários em nenhuma das escolas das meninas.

Porém, com tudo o que está acontecendo no mundo e, em especial no Brasil, não cogitamos retornar em plena pandemia, por entender que aqui estaremos melhor protegidas. Aqui na França, tivemos a primeira onda, depois a segunda onda e agora enfrentamos um mini lockdown para conter essa terceira onda (pós fim de ano) que também conta com o agravante das variantes do vírus e que muito tem assustado a classe médica e autoridades.

A solução virá com a vacina, porém, a vacinação está a passos lentos... Eis que quase 4 milhões de pessoas foram vacinadas até agora na França (idosos em casas de repouso, pessoas fragilizadas por idade ou patologias e idosos), agravado ao fato de, em que pese a compra de 200 milhões de doses, o equivalente para vacinar 100 milhões de pessoas, e entrega dessas vacinas está sofrendo atrasos. A previsão é de que ainda este mês serão vacinados todas as pessoas maiores de 18 anos, diretamente pelo seu médico de família, ou até mesmo através das farmácias que passarão a vacinar. A expectativa é que até julho todos estejam vacinados. Mas, com certeza, ainda levaremos um bom tempo para nos livrar do vírus.

Podemos considerar que foi um ano perdido? Definitivamente não!

Essa experiência nos trouxe muitas reflexões e dentre elas é que independentemente de nossa raça, condição financeira, credo, estamos todos no mesmo barco, sofremos a mesma tempestade e, se não tivermos um olhar ao outro, no sentido de nos proteger, para também proteger o outro, sofreremos perdas, perdas que poderíamos ter evitado se tivéssemos a consciência e o dever de proteção.

É fato que o mundo tomou medidas extremamente difíceis, mas necessárias, tanto é que o número de mortes foi bastante reduzido e, em contrapartida, países que negligenciaram esta pandemia (como por exemplo, os EUA) sofrem com um número absurdo de mortes (superior a 530mil). Temos que aplicar em nosso país, estado ou município, regras que deram certo em outros países. Temos a internet à nosso favor, e, informar as pessoas da necessidade de, à medida do possível, ficar em casa e evitar contaminação em massa que possam contribuir com a superlotação dos leitos e UTIs dos hospitais.

A fiscalização na França é rigorosa (multa mínima de $135 euros), cuja reincidência pode atingir a dobra da multa ou mesmo sua elevação a até $3.500 euros e prisão por até 90 dias. Mas não é um absurdo ter que aplicar sanções em pessoas que se negam a serem protegidas?!  Não é crível isso acontecer em meio a tanta calamidade... há quem duvide dos números de mortos, há quem duvide do vírus e, pior, há – pasmem – quem duvide até da vacina!!!

Infelizmente, não há outra forma de evitar números de mortes. Temos que evitar, ao máximo, aglomerações, contato, visitar parentes idosos, a fim de dificultar trazer ao seu lar e aos seus, qualquer possibilidade de contaminação. É difícil? Sim, é muito difícil! Mas é extremamente necessário. É muito comum aqui encontrar os idosos no portão com um celular na mão tirando fotos de seus netinhos acenando na porta de casa, à distância. É de chorar! Mas eles não se aproximam, não se tocam, tampouco se visitam. Eles querem viver! Entendem que precisam desse tempo de reclusão para aproveitar seus netos depois. Não podemos nos aproximar de um idoso, sob qualquer pretexto, ainda que na intenção de ajudá-lo. Devemos chamar o Corpo de Bombeiros. Aliás, nem eles aceitam qualquer aproximação ou ajuda. É muito estranho, mas a “educação” em auxiliar um idoso transportando peso ou algo do gênero, hoje, chega a ser uma afronta!

Espero ter demonstrado um pouco do que vivenciamos aqui, nem sabemos ainda se conseguiremos cumprir 100% do nosso projeto na França, mas podemos, sem dúvida nenhuma, dizer que, mesmo em meio à pandemia, está sendo uma experiência maravilhosa, muito além das minhas expectativas. Aprendemos muito a cada dia e nos ajudamos mutuamente.

Mas o fato de poder transitar tranquilamente pelas ruas; minhas filhas irem e voltarem sozinhas da escola sem qualquer preocupação ou pânico; ter acesso à saúde (médica, odontológica e farmacêutica) a custo praticamente zero; acesso à cultura (aqui, menores e estudantes até 26 anos, nacionais da União Europeia, não pagam para visitar museus e monumentos públicos, tampouco, professores); transporte público eficiente; as férias para os franceses são sagradas, eles não se importam de ficar sem ganhar dinheiro um mês inteiro (muitas empresas são completamente fechadas nesse período), o descanso e lazer para eles é essencial; sem falar na gastronomia, vinhos, queijos, e, lógico, a moda, muito me encantam...

É tudo maravilha? Não! Nem de longe...

Sentimos falta da família, dos amigos, da comida brasileira, das nossas frutas, do nosso calor humano, da nossa alegria, das nossas belezas naturais, enfim, do nosso Brasil. Não existe uma só pessoa que, ao nos declarar brasileiras, não abram um sorriso e dizem amar nosso país ou desejar conhecê-lo. E olha que a imagem de nosso país, infelizmente, é extremamente negativa aqui fora!

Mas, acima de tudo, essa experiência de vivenciar uma nova cultura, a cultura europeia, também serviu para vermos o quanto nosso país é maravilhoso, o quanto nosso povo é bom e generoso, e como seria bom que nossos governantes aplicassem em nosso país o que é bom e eficaz em outros países. Porque, com toda a certeza, se o nosso país já é bom com tantos problemas, imagine, sem a maioria deles, o quão gigante seria!

Luciana Martins Ribas é advogada e mora há 3 anos perto de Paris com as filhas Maité e Liz

Quarta-feira, 31 de Dezembro de 1969 - 21:00

Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025 - 11:50

Associação dos Corretores de Imóveis de Primavera comemoraram seu Dia com Feijoada no Ditado

Recém criada, a Associação dos Corretores de Imóveis de Primavera aproveitou o Dia do Corretor para reunir a classe local com Feijoada realizada no último Sábado. Com apoio do CRECI-MT e incorporadoras locais, a entidade confraternizou colegas e ainda homenageou profissionais pioneiros em Primabera do Leste. O evento foi marcado por descontração, música e sorteios. Confira os flashes de Diego Eifler...


Parte dos corretoresenvolvidos na ACIP: Daniel AlvesGisele Zorzela BittencourtRafael SantosJonas SilvestriniGustavo FragaCris DutraMaria Andreta Welder Rezende. Abaixo, o presidente do CRECI Mato Grosso, Claudecir Conttreira e o presidente da ACIP Jonas Silvestrini com os medalhistas da 1a Copa CRECI de Futebol Society: Nelson Santos, Diego Brandão, Junior Pain e Bruno Cezar Fernandes

Sábado, 30 de Agosto de 2025 - 17:09

Confira alguns flashes de quem circulou pelo camarote e bangalôs na Expo Primavera 2025

Aqui o apresentador Tiago Candido com o prefeito Sergio Machnic e primeira-dama Selma, a vice-prefeita Iva Viana, deputado Nininho, o presidente da Assembleia de MT, deputado Max Russi, o presidente da Câmara de Primavera, vereador Marco Aurélio Sales, e o ex-deputado Ulysses Moraes entre os produtores Elson Ramos (Ditado Produções) e Jhonatan Bonoldi (Kapitão Produções) celebram o sucesso da Expo Primavera 2025. Abaixo alguns flashes de quem circulou por Camarote e Bangalôs....

Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025 - 16:01

Ana Zélia Sversuti reúne amigas em seu tradicional aniversário

FOTOS DIEGO EIFLERFoi no entardecer da última quarta-feira que Ana Zélia Sversuti abriu o amplo jardim de sua casa para comemorar seu aniversário, sempre famoso por reunir mulheres da sociedade de Primavera do Leste. Suas amigas de diferentes círculos e gerações que se encontram em torno da dama. Tudo preparado pela filha Fernanda Sversuti, que sempre vem dos Estados Unidos para visitar a família e produzir a reunião festiva. Este ano com buffet de Mayara Tubino e música ao vivo. Confira abaixo quem passou por lá...

Sábado, 09 de Agosto de 2025 - 15:52

Câmara Municipal lança Procuradoria da MUlher

FOTOS DIEGO EIFLER
A Câmara Municipal de Primavera do Leste foi palco, nesta semana, da solenidade de instalação da Procuradoria da Mulher, um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres no município. O evento contou com a presença de importantes autoridades, entre elas a deputada estadual Janaina Riva, a deputada federal Coronel Fernanda, o prefeito Sérgio Machnic e todos os vereadores de Primavera do Leste, como também presença da Presidente da OAB Ethiene Brandão e Vereadores da cidade de Poxoreo , Bahiano das Alminhas , Thais, Katia e Sonia .
 
A iniciativa foi conduzida pela vereadora Gislaine Yamashita, que assumiu o cargo de Procuradora  da Defensoria da Mulher durante a cerimônia. Em seu discurso, Gislaine destacou a importância do novo órgão como um instrumento de acolhimento, orientação e defesa dos direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade.
 
“A Procuradoria  da Mulher representa mais do que um avanço institucional. É um compromisso com a dignidade, a justiça e a segurança das mulheres da nossa cidade”, afirmou a vereadora.
 
A deputada Janaina Riva ressaltou que Primavera do Leste dá um passo à frente no combate à violência de gênero, ao criar um canal direto de apoio às vítimas. Já a deputada federal Coronel Fernanda pontuou que iniciativas como essa fortalecem a rede de proteção e demonstram o papel ativo do Legislativo municipal na promoção de políticas voltadas às mulheres.
 
A instalação da Procuradoria da Mulher reforça o compromisso da Câmara Municipal com a garantia dos direitos humanos e amplia o acesso das cidadãs primaverenses à informação e ao suporte legal. O novo órgão funcionará dentro da própria Câmara, oferecendo atendimento gratuito e sigiloso para casos que envolvam violência doméstica, abuso psicológico, assédio e outras formas de violação.
Quarta-feira, 30 de Julho de 2025 - 16:39

Jaquelini Goulart Schmitz lança o livro Segredos da Minha Cozinha no auditório da Primacredi

Apaixonada por culinária, Jaquelini Goulart Schmidt lançou o livro "Segredos da Minha Cozinha - Receitas para aquecer o coração" com tarde de autógrafos entre amigos no auditório da Primacredi. Após Primavera, a autora apresenta sua obra em Rondonópolis próximo dia 7 e em Cuiabá dia 16 de Agosto. Siga no insta @segredosdaminhacozinhaporjaqui e veja quem passou por lá... FOTOS GABRIEL COELHO

Terça-feira, 01 de Julho de 2025 - 13:10

Riva Incorporadora e JMD Hamoa Urbanismo reúnem corretores de Primavera do Leste no lançamento do Condomínio Hamoa Resort Residencial

Acima, o coordenador comercial da JMD Hamoa Urbanismo, Alan Murilo com os incorporadores Emerson e Kenya Riva no jantar realizado no restaurante Armazém nesta segunda-feira. Reunindo os corretores cadastrados, na ocasião, as empresas deram start na campanha de lançamento do Condomínio Hamoa Resort Residencial, com toda estrutura de lazer e serviços como spa e restaurante para os futuros moradores. Confira quem passou por lá... 

Quinta-feira, 19 de Junho de 2025 - 17:26

Aciple BrasaFest 2025 reuniu grande público em clima de festa com a dupla Max e Luan. Confira quem passou por lá

Sexta-feira, 06 de Junho de 2025 - 12:31

Agroligadas Agrega reúne parceiros na etapa Primavera do Leste do circuito de eventos da associação


Agroligadas núcleo Primavera do Leste: Juliana Barbosa (conselheira), Marlei Danielli (coordenadora), Glaucia Rosa de Freitas (administrativa financeira), Salicia Palu (vice-coordenadora), Vanessa de Souza Medeiros (administrativa finaceira), Maraisa Ravanello Donin (comunicação e marketig), Aurea Degani (coordenadora de projetos) e Bruna de Almeida Freitas (comunicação e marketing); abaixo a idealizadora e coordenadora nacional Geni Shenkel e a palestrante Vanessa Chiamulera, que falou sobre um novo olhar para o agronegócio

Confira abaixo flashes de quem passou pelo evento realizado no Auditório da Primacredi...

Terça-feira, 27 de Maio de 2025 - 19:27

Sucesso 2a Estação Gourmet da Edificatto com lançamento do TC Shops

As charmosas barrcas com os chefs que ofereceram variedade de pratos doces e salgados e ao entardecer, a atmosfera da Praça da Edificatto com ambiente agradável que perdurou até altas horas...

Seguindo sucesso da primeira edição, a Estação Gourmet da Edificatto movimentou o espaço ao lado da Central de Negócios na Av. Campo Grande neste sábado. As barracas traziam um menu selecionados de chefs da cidade. Nesta edição participaram Allan Rodrigues, Brownies do Pedro, Pizzaria Don Caprese, Gastrô, Japinha Oriental, Lucca Chocolateria, Me Gusta Massas, Padoca Bistrô, Ponto da Carne Espetos e Por Dios Cozinha Mexicana, além de drinks e vinhos da Chez Vine e chopp do Lions Clube. O projeto Mão na Massa comandou os brinquedos para as crianças e a programação musical foi eclética com banda gospel, a banda Brasuca Rock, além do DJs Diego Almeida e a DJ Miriclo, com participação de Thaís Camilo Riva também nas pick-ups.

A concentração de um vasto público foi o ideal para que a Edificatto apresentasse o TC Shops, operação de varejo que irá funcionar no Trade Center Primavera a partir do próximo ano. A CEO da incorporadora, Gisele Barco aproveitou a ocasião e deu spoiler sobre o ambiente destinado a operações de varejo selecionado e anunciou empresas que já estão em negociação para abrir as portas no empreendimento. Confira os flashes da Estação, que deve ganhar mais uma edição no segundo semestre...

Ao lado do pai Claudio, Gisele Barco aproveitou a ocasião para apresentar o TC Shops que a Edificatto vai lançar no Trade Center Primavera. Abaixo, modelos circulando com a marca do novo point de varejo selecionado

FOTOS DIEGO EIFLER

REDES SOCIAIS




ÚLTIMAS POSTAGENS

COLUNA


-->